Translate

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Sintra e o mundo há 100 anos





Há cem anos, em 1915, o mundo vivia em guerra. O Canal do Suez era fechado a todos os navios de países neutrais, e na Flandres os alemães usavam pela primeira vez gás em operações bélicas, enquanto na Arménia ocorria um massacre que provocou mais de milhão e meio de vítimas. Os alemães ocupavam Varsóvia e a Bulgária entrava na guerra, ao lado das potências centrais.


Entre nós, ainda a discutir a entrada na guerra, o presidente Manuel de Arriaga via-se confrontado com o Movimento das Espadas, um conflito entre oficiais do exército e o governo. No meio de greves e da escassez de pão, o horário de trabalho dos operários era fixado entre 8 a 10 horas, o dos empregados de escritório em 7 e o do comércio em 10, com intervalo de 2 horas para almoço. De de Janeiro a Maio governou Pimenta de Castro, sem aprovação do Parlamento, seguindo-se governos de João Chagas (que, alvo de um atentado, ficou gravemente ferido e cego de um olho) José de Castro, e já em Novembro, de Afonso Costa, recuperado de um traumatismo craniano provocado pela saída em andamento de um eléctrico, escapando de um atentado. Em Maio, Manuel de Arriaga demitia-se da presidência e era interinamente substituído por Teófilo Braga, até Outubro, quando o parlamento elegeu Bernardino Machado para o lugar. No plano cultural, realce para a publicação do primeiro número da revista Orpheu, fundada por Mário de Sá Carneiro, Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Santa-Rita Pintor, e Norte Júnior, arquitecto com fortes ligações a Sintra vencia o Prémio Valmor, com o edifício com o nº 206 da Avenida da Liberdade.


Em Sintra, no início do ano, Francisco Martins presidia à comissão executiva da Câmara e em Fevereiro era inaugurado o teatro da Tuna Operária, na Estefânea. Inocêncio Camacho e Antónia Garcia de Castro constituíam a Liga dos Amigos da Praia das Maçãs, era publicado o jornal A Árvore, dirigido por António Cunha, fundada a Colónia Penal Agrícola, e construídos o chafariz da Rua Sotto Mayor e a fonte de Seteais, da autoria de José da Fonseca. As adegas Viúva Gomes, de Almoçageme, venciam o Grande Prémio da Exposição Mundial Panamá-Pacífico, e já no fim do ano, morria Carlos Sassetti, o dono da Quinta da Amizade.

Sem comentários:

Enviar um comentário